top of page

Estudo de vegetação

  • Foto do escritor: purbufsc
    purbufsc
  • 7 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Árvores nativas indicadas para plantio em Santa Catarina:

Aroeira-vermelha

A planta atinge altura de 5 a 10 m e possui um tronco de 20 a 60 cm de diâmetro. Por ser muito ornamental é indicada na arborização de ruas estreitas.











Gabiroba

A árvore tem de 10 a 30 m de altura e um diâmetro de 30 a 50 cm. Apresenta tronco e ramificação tortuosa, copa irregular e folhagem verde-clara bastante densa. As flores são brancas e os frutos globosos. Por ter um porte maior, a colocaríamos no parque em diferentes canteiros, mantendo uma boa visualização do pedestre em direção as outras áreas do parque.





Imbuia

Esta árvore possui altura de 15 a 20 m e seu tronco varia de 50 a 150 cm de diâmetro. As flores são de coloração amarelada e seus frutos são procurados por diversas espécies de pássaros. Também é bastante ornamental, podendo ser utilizada no paisagismo em geral.


Ingá

A árvore tem de 5 a 10 m de altura e um tronco de 20 a 30 cm de diâmetro. As flores são de coloração branca. Apresenta preferência por solos bastante úmidos, por isso poderia ser utilizada na área de aterro que estamos intervindo.



Ipê-amarelo


O ipê possui altura de 4 a 10 m, com tronco de 30 a 40 cm de diâmetro. Floresce durante os meses de agosto e setembro. Por ser bastante ornamental, optamos por utilizá-la nos pátios internos, delimitando áreas no conjunto habitacional em que elas pudessem servir como pontos de referência.

Paineira

Planta de 15 a 30 m de altura, com tronco de 80 a 120 cm. Apresenta uma copa globosa ampla. É ótima para paisagismo em grandes jardins e praças e para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente. Aproveitando seus meses de floração, também a utilizaríamos nos pátios internos do conjunto habitacional, como pontos de referência entre as habitações.


Guarapuvu

Árvore tombada como símbolo de Florianópolis em 1992 por ser utilizada na confecção de canoas e por ter em abundância na cidade. Pode atingir até 30 m de altura e o tronco pode chegar a 80 cm de diâmetro. Possui flores grandes, amarelas e sua floração ocorre nos meses de outubro a dezembro.


Pingo d'ouro


A árvore pode atingir de 20 a 40 m de altura, e seu tronco pode chegar a ter 80 cm de diâmetro. A floração atinge seu auge de novembro a dezembro. Devido ao seu porte intermediário, a utilizaríamos nos pátios do conjunto, também como forma de ponto de referência.


Espécies selecionadas para plantio no novo horto do Córrego Grande, em Florianópolis:

Espécies Frutíferas

Pitangueira


Árvore nativa da mata atlântica, bastante conhecida por seus frutos doces que fazem parte da cultura do brasileiro. O porte arbóreo pode chegar a 12 metros de altura. A copa é densa e arredondada. Pensando nos ambientes de permanência no parque, as utilizaríamos nos pequenos canteiros, para que os usuários pudessem aproveitar os seus frutos.

Jabuticabeira


Árvore de pequeno porte. Atinge pouco mais de 10 metros, e é bastante conhecida por seus frutos.

Referências:

http://www2.spg.sc.gov.br/fmanager/spg/projetos_planejamento/arquivo262_1.pdf

https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/viveiros-de-mudas-nativas-garantem-o-futuro-da-mata-atlantica-em-florianopolis


 
 
 

Comments


 ATELIÊ DE PURB: 

 

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo compartilhando o processo de desenvolvimento do projeto de uma habitação de interesse social no aterro da Baía Sul em Florianópolis. 

 Siga o PROJETO: 
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2017 por Equipe ABR. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page